MOMENTO SAÚDAVEL

LÍMPIDA, CRISTALINA E INODORA10 de fevereiro de 2011

SAIBA COMO E QUE TIPO DE ÁGUA DEVEMOS BEBER PARA TERMOS MAIS SAÚDE
Assim como a terra é conhecida como “planeta água”, nosso corpo, que vemos e pensamos tão sólido, é na verdade composto majoritariamente de líquidos. Por isso, crescemos ouvindo que beber água é essencial para a saúde.
A tradicional medicina indiana vai além: tem na água uma verdadeira fonte da juventude. E, no entanto, a maioria das pessoas não bebe água suficiente nem sabe disso, ainda que possa apresentar um ou mais sintomas do problema, como dor de cabeça, prisão de ventre e pele seca. Um dos principais motivos para esse descompasso entre a necessidade e a ingestão de líquidos é o fato de que nossa sensibilidade à sede diminui com o tempo – ou seja, passamos a sentir menos sede com o passar dos anos. Ao mesmo tempo, a desidratação acelera o processo interno de envelhecimento. E estabelece-se um círculo vicioso.
FÓRMULA INDIANA
Para mudar esse jogo vale lembrar o círculo cármico, no qual cada ação gera em nossas células uma memória, que quando fortalecida gera o desejo de a repetirmos. Assim, é preciso, dia a dia, incorporar o hábito de beber água. E torná-lo tão natural quanto escovar os dentes, por exemplo. A antiga sabedoria védica nos ensina que, para serem corretas, todas as nossas ações devem se dar sem esforço, em um fluxo espontâneo.
Mas quanto de água devemos beber? No Ocidente, fala-se sempre em ingerir até 2 litros por dia. Mas, para Ayurveda, a medicina tradicional indiana, essa medida é individualizada. O consumo ideal é indicado por uma fórmula simples: nosso peso corporal dividido por 32.
E vale beber água de qualquer jeito? Não. Devemos sempre dar preferência à água mineral – e evitar ao máximo água da torneira, mesmo nos países em que ela pode ser diretamente consumida. Água gelada, nem pensar – ela apaga o nosso poder de digestão, ocasionando acúmulo de toxinas dos alimentos que não foram digeridos perfeitamente, nos levando assim a envelhecer. Uma dica ayurvédica preciosa é bebericar, o dia todo, pequenos goles de água morna (não quente). A princípio pode ser difícil, mas com o tempo você acostuma e se beneficia desse hábito tão saudável.
Aproveite este voo para começar a incorporar esse novo hábito saudável em sua vida: peça agora um copo de água, coloque sua atenção no momento presente e saboreie esse líquido com a intenção de absorver todos os seus nutrientes e assim hidratar seu organismo.
Um brinde a você!
FONTE: Revista Bem

Nenhum comentário: